Em Ipueira, Jornada Pedagógica discute Base Nacional Comum Curricular

Publicado em: 23/08/2018 11:36

Professores, técnicos, gestores e profissionais ligados à educação de Ipueira participaram na manhã desta quinta-feira, 23, da Jornada Pedagógica Municipal, edição 2018.2. Realizada na Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros, o evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, foi mais uma das oportunidades para refletir e discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na ocasião, os participantes assistiram a uma palestra, ministrada por Marcelo Nóbrega Nunes, coordenador pedagógico do quadro efetivo da Escola Estadual Santa Terezinha, localizada em São João do Sabugi (RN).

O palestrante, além de apresentar a versão preliminar da BNCC do Rio Grande do Norte, levou informações sobre o cadastro que deve ser feito, bem como a contribuição a ser dada pelos profissionais e população no que tange a construção da base a nível estadual, como também municipal, atentando ainda às suas respectivas especificidades e necessidades.

A Secretaria Municipal de Educação, Dione Lima, reforçou a importância da jornada e da escolha do tema central, que se volta à BNCC. “A relevância da interação e das discussões são tamanhas para a comunidade escolar de Ipueira. Discutir a Base Nacional é essencial no processo de ensino/aprendizagem, além de servir como referência à formulação de um currículo colaborativo".

Destacou, ainda, que o objetivo da jornada foi trabalhar a proposta pedagógica municipal em conformidade com os critérios e competências da Base. "Apesar de articuladas ao documento nacional, a discussão e deliberação feitas irão culminar num documento que atenda às necessidades do RN e por consequência, da rede de ensino municipal”, comentou a secretaria.

Outra questão em pauta para a jornada se voltou à discussão dos preparativos para o desfile cívico do 7 de setembro, cujo tema central trabalhará o "Conhecimento".

Finalizadas as exposições, será realizado, no turno da tarde, o planejamento dos professores do Centro Municipal de Educação Infantil Cristiano Borges de Medeiros (CEMEI) e da Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros, supervisionados pelos coordenadores pedagógicos.

BNCC

A Base, segundo o Ministério da Educação (MEC), é um documento que deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, bem como as propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio, em todo o Brasil.

Ainda de acordo com o MEC, a Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Soma-se à BNCC, ainda, os propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.