Oficina de Muay Thai é um dos destaques nas ações do CRAS

Oficina de Muay Thai é um dos destaques nas ações do CRAS


Publicado em: 17/07/2018 10:07

Whatsapp

 

Porta de entrada da Assistência Social, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) tem como uma de suas principais responsabilidades a garantia do fortalecimento de seus usuários com a família e a comunidade. Como extensão dessa prática, as oficinas de interação oferecidas pelo CRAS são fatores primordiais para o melhor desenvolvimento das ações.

Uma dessas oficinas oferecidas pela Prefeitura de Ipueira, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), é a Art Fight, que explora a arte marcial Muay Thai e é uma das mais procuradas no serviço. Desenvolvida pelo facilitador João Batista de Oliveira Neto, a oficina assiste 37 usuários, divididos entre o público infantil e juvenil, com faixa etária de 10 a 17 anos, além da integração com o grupo de mulheres.

Trabalhada de forma prioritária, as questões de vulnerabilidade exigem uma metodologia de aplicação direcionada. Por se tratar de um atendimento específico, João Batista ressalta a importância de se manter um bom planejamento das ações. “É importante lembrar que é necessário trabalhar tanto a parte física quanto a parte mental, com respeito, honra e dedicação, focando na técnica e história da arte marcial e não na briga”, enfatizou.

A coordenadora das ações desenvolvidas pelo CRAS, Maivânia Sousa, atribui o desenvolvimento desse tipo de oficina à necessidade de uma melhor integração do público ao meio social na prevenção de suas vulnerabilidades. “Esse serviço possui um caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social”, afirmou.

Com relação ao público alvo, são critérios para a inscrição: crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, em especial; crianças e adolescentes encaminhados pelo Serviço da Proteção e Atendimento integral as Famílias - PAIF; crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda – PBF; crianças e adolescentes de famílias com precário acesso à renda e a serviços públicos, bem como em situações de qualquer vulnerabilidade social. 

As oficinas de Muay Thai são desenvolvidas semanalmente e acontecem nas terças-feiras pela manhã e nas sextas-feiras, nos turnos vespertino e noturno. Para aqueles que desejam ingressar, os pais e ou responsáveis das crianças e adolescentes devem procurar o CRAS para verificarem a disponibilidade da oficina e se estão entre o público alvo atendido.