Alistamento militar já teve início e pode ser realizado online

Alistamento militar já teve início e pode ser realizado online


Publicado em: 03/01/2018 00:00

Whatsapp

 

A Junta Militar de Ipueira informa que o alistamento, referente ao ano de 2018, para fazer parte do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil ou Força Aérea Brasileira já teve início. Neste ano, assim como em 2017, o alistamento pode ser realizado online, através do preenchimento das informações no site www.alistamento.eb.mil.br.

Vale lembrar que todo brasileiro do sexo masculino que completar 18 anos é obrigado a se alistar pela internet ou então comparecer a uma Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência. O prazo máximo é até o dia 30 de junho.

Em Ipueira, a sede da Junta Militar está localizada nas proximidades da prefeitura e funciona das segundas às sextas-feiras, das 7h às 13h.  O jovem, para alistar-se presencialmente, deverá apresentar o CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência.

Caso perca o prazo, é preciso comparecer a Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência, pagar a multa militar por estar fora do prazo e fazer o alistamento. Esta multa é uma pena, em dinheiro, que é corrigida de três em três meses.

Quem não se alistar dentro do prazo, estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; não poderá ingressar como funcionário, empregado ou associado em uma instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; não poderá assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; e prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Além disso, o jovem ficará impedido de obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; de inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.