Definida programação do Outubro Rosa em Ipueira

Publicado em: 01/10/2018 12:48

A Prefeitura de Ipueira, através das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde, e a articulação do Selo UNICEF - edição 2017/2020, realizarão uma série de ações alusivas ao Outubro Rosa, integrando a campanha nacional. O evento terá início nesta terça-feira, 02,  e se estenderá até 30 de outubro, que será o Dia D da campanha municipal.

A campanha se volta ao combate ao câncer de mama. É também uma das oportunidades para falar sobre outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, a exemplo do câncer de útero.

O evento é, ainda, o momento para disseminar e enfatizar a importância de olhar com mais atenção à saúde da mulher, garantindo-lhe atendimento, suporte emocional e assistência, assegurando dessa forma, a prevenção, diagnóstico e tratamento de qualidade.

Planejada por uma equipe multiprofissional, a programação contempla uma série de atividades, desde palestras, rodas de conversa, atendimentos, como: exames de mama, preventivos, entre outros serviços.

Terça-feira - 02/10

8h: Abertura oficial da campanha municipal do Outubro Rosa | Divulgação da chamada de abertura da campanha e apresentação do cronograma de atividades.

Local: sede da Unidade Básica de Saúde Dr. Leido Antão da Silva.

Responsáveis: Secretaria Municipal de Saúde.

9h30: Roda de Conversa com o grupo Encantos do Sertão/NUCA | Tema: Educação sexual e reprodutiva.

Local: sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Responsáveis: CRAS/ Secretaria Municipal de Assistência Social.

Quinta-feira – 04/10

17h: Atividade física com mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, SCFV, como ferramenta de prevenção ao câncer.

Local: CEMUREB.

Responsáveis: Educadora física convidada, Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e CRAS.

Terça-feira – 09/10

8h às 11h e 13h às 15h: Atendimento às servidoras municipais | Realização de testagem rápida, atualização de calendário vacinal, consulta médica, realização de citologia oncótica, exame clínico das mamas, avaliação fisioterapica e da educação física.

Local: sede da UBS.

Responsáveis: Secretaria Municipal de Saúde/UBS/NASF.

Terça-feira - 16/10

15h: Bate–papo informativo com o médico ginecologista, Paulo de Brito Lira | Tema: Câncer de colo de útero e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’S).

Local: Centro Municipal de Referência para a Educação Básica (CEMUREB).

Responsáveis: Equipe da SMS.

Terça-feira - 23/10

14h: Roda de conversa com as mulheres do grupo de Idosos “Maria das Dores Paulina” | Tema: Cuidados na terceira idade.

Local: CEMUREB.

Responsáveis: Equipes da UBS e CRAS.

Terça-feira - 30/10

7h às 11h e 13h às 15h: Dia D | Realização de exames citológicos, exame clínico das mamas, solicitação de exames e mamografia com mulheres que estão com procedimentos em atraso.

Local: sede da UBS.

Responsáveis: Equipe da UBS.