No Ideb, educação ipueirense supera metas projetadas e é destaque no Estado

Publicado em: 03/09/2018 16:24

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Ipueira, mais uma vez, conquista uma posição de destaque no âmbito estadual, por meio dos resultados obtidos na rede de ensino municipal.

No Seridó potiguar, a educação municipal ipueirense apresenta a segunda maior nota. Na avaliação, levando em consideração o fundamental I, a Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros (EMFQM) conquistou em 2017 a nota 6,2, superando o índice anterior, que data de 2015, 5,7. A nota obtida supera, ainda, a meta projetada para 2017, que era 4,8, como também a de 2019, 5,1, e 2021, 5,4. A nível de Rio Grande do Norte, Ipueira superou a média estadual de 5,0. O fundamental II obteve 4,4

De acordo com dados divulgados no portal do Ideb, o índice reúne, em um só indicador, os resultados de conceitos importantes à qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no censo escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Ainda segundo o Inep, o Ideb é importante por ser um condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É, ainda, a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica, que tem estabelecido, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

Para o índice, uma série de avaliações são levadas em consideração, a exemplo da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, que busca verificar a situação do sistema educacional brasileiro, a partir da avaliação de desempenho dos alunos, assim como fazer o levantamento de informações sobre escolas, professores e diretores.