Sucesso de público marca realização da Mostra Cultural da Educação

Publicado em: 10/08/2018 11:59

Uma noite única, marcada pela simplicidade e, ao mesmo tempo, grandiosidade da rede municipal de ensino e talento ipueirense, essas são algumas das impressões deixadas durante a Mostra Cultural da Educação, promovida na noite desta quinta-feira, 09, ao lado da Praça Fundador Francisco Quinino de Medeiros. Os festejos abriram oficialmente a programação social da Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira de Ipueira.

Para a programação, estudantes do Centro de Educação Municipal de Ensino Infantil Cristiano Borges de Medeiros (CEMEI) e da Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros (EMFQM), supervisionados pela coordenação pedagógica e professores, realizaram uma série de atrações artístico-culturais, com foco ao sertão e ao ipueirense.

A mostra foi apresentada pela secretaria de Educação, Dione Lima, que teceu elogios ao trabalho desenvolvido nas escolas, bem como o empenho dos profissionais e estudantes. Reforçou, em sua fala, a importância do apoio da gestão, imprescindível para a concretização do evento. Pontuou também outro importante apoio, o do artista popular ipueirense, José Jorge Souza de Medeiros.

Abrindo os trabalhos, alunos que participam da aula de música, sob a supervisão do professor José Fagner Araújo, juntamente com ex-alunos da EMFQM fizeram uma apresentação instrumental da música Asa Branca. Em seguida, foi a vez da professora e poetisa, Avani Morais de Medeiros, recitar o poema Sertão.

O evento foi abrilhantado, ainda mais, pela participação dos estudantes. Na primeira encenação, estudantes do CEMEI apresentaram a música “o homem do campo”. Logo em seguida foi a vez dos alunos do 1º e 2º anos da EMFQM encenarem a música ABC do sertão.

Outro dos momentos teve como protagonistas os estudantes do 3º ao 9º anos, que apresentaram o poema Ser(tão) Ipueirense.

Inserida na programação, também foi feita a encenação teatral da cena do julgamento de João Grilo, personagem do Auto da Compadecida. Na ocasião, os alunos do 9º ano arrancaram gargalhadas e cativaram o público presente.

Após as apresentações, o evento foi encerrado com forró e, paralela à programação, foi realizada a exposição do projeto “O município de Ipueira sob o olhar do CEMEI”.