Finalizada Campanha do Setembro Amarelo em Ipueira

Publicado em: 26/09/2018 10:20

Finalizando a campanha municipal alusiva ao Setembro Amarelo foi realizada na noite desta quarta-feira, 25, no CEMUREB, uma capacitação para os profissionais da Saúde, Assistência Social/CRAS e Educação ipueirense, ministrada pela neuropsicóloga voluntária da CÁRITAS Diocesana de Caicó, Daiani Murieli Brilhante Fernandes.

O evento contou com a participação do Poder Executivo, através do Prefeito José Morgânio Paiva, que disse as palavras de abertura, reforçando a relevância do momento. Contou com a representação do Poder Legislativo Municipal, juntamente com representantes da articulação do Selo/UNICEF, edição 2017/2020, Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social/ Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Administração.

Dando início à programação, o representante do Centro de Valorização da Vida (CVV), unidade de Caicó, Jonas Monteiro de Araújo, informou acerca da missão e o objetivo do centro, que realiza, gratuita, voluntária e sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas, apoio emocional às pessoas que querem e precisam conversar. Na oportunidade, foi realizada ainda distribuição de panfletos.

Em seguida, a psicóloga clínica, Daiani Brilhante, proferiu uma palestra cujo tema “Epidemia do século XXI: o enfrentamento da depressão, ansiedade e suicídio”. Na ação, que foi marcada pela interatividade, a profissional falou sobre a importância dos valores e vínculos afetivos, dos sentimentos, emoções – estas muitas vezes sinalizam o estado da pessoa -, como também na empatia, como meios para promoção da valorização da vida e atenuar a tristeza e depressão.

Enalteceu, ainda, que a depressão e a ansiedade devem ser vistas com a atenção devida, ressaltando a importância da realização do diagnóstico feito por equipe de saúde.

Outra das discussões levantadas na roda de conversa se voltou aos meios de comunicação de massa, às novas plataformas digitais e ao seu uso pelas pessoas, principalmente pelas crianças, que muitas vezes não tem o devido cuidado e acompanhamento dos pais e responsáveis.

A Neurospicóloga encerrou sua participação com uma reflexão, lembrando que para mudar pensamentos, é necessário alterar os nossos hábitos e ver, também, as boas possibilidades existentes em diversas situações.

O Setembro de Amarelo de Ipueira recebeu apoio do CVV e da Cáritas Diocesana de Caicó.