Estudante ipueirense é premiada na 13ª OBMEP

Publicado em: 03/09/2018 10:37

Reforçando a qualidade da educação ipueirense, mais uma premiação, desta vez na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Nesta edição, a estudante do 9º ano da Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros (EMFQM), Anna Júlia Azevedo Lopes, conquistou a medalha de bronze.

Acompanhada pela mãe e pela diretora da EMFQM, a aluna esteve na última sexta-feira, 31 de agosto, no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), em Natal (RN), para a cerimônia, onde, além da medalha, também foi agraciada com o certificado.

Em sua fala, a diretora da referida escola, Janiclé Silva, enalteceu o significado da conquista, que mais uma vez coloca Ipueira e sua respectiva rede municipal de ensino em destaque no que diz respeito à educação.

Vale ressaltar o histórico de bons resultados da Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros no que tange ao ingresso de seus alunos em instituições federais de ensino médio e profissionalizante, escolas particulares, através de bolsas estudantis, concursos de redação, outras olimpíadas nacionais, a exemplo de geografia e astronomia, destacando, assim, a excelência do ensino municipal ipueirense.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Objetiva, segundo informes divulgados no portal da OBMEP, estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar, ainda, o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir, também, para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, institutos de pesquisa e sociedades científicas; além de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Sobre o público-alvo da olimpíada, é composto por alunos do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. Em 2017, mais de 18 milhões de estudantes participaram da OBMEP.