Secretaria de Saúde promove culminância do Outubro Rosa

Publicado em: 01/11/2017 00:00

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade Básica de Saúde Dr. Leido Antão da Silva, promoveu ontem, 31, uma série de ações ligadas à culminância da campanha Outubro Rosa.

A programação foi dividida em dois momentos. Pela manhã, na UBS, foram oferecidos serviços de embelezamento, como corte de cabelo, escova, manicure e maquiagem para as usuárias da unidade de saúde. A ação contou com a participação de profissionais voluntárias do nosso município. Na oportunidade, dezenas de mulheres foram atendidas.

Dando continuidade às atividades e fomentando, também, a prática esportiva, à tarde, em parceria com o grupo de Ciclistas de Ipueira - Catraca do Sertão, foi promovida a Pedalada pela Vida. A concentração ocorreu nas proximidades da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Quanto ao percurso, os ciclistas foram à Pedra Redonda, retornando, em seguida, à UBS, finalizando assim o passeio. A ação teve, ainda, um outro cunho social, uma vez que no ato da inscrição do pedal, os interessados entregaram alimentos não perecíveis, que serão doados posteriormente às famílias carentes do município.

Na página da UBS no facebook, a coordenação da unidade agradeceu à gestão municipal, aos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, aos agentes comunitários de saúde, e aos próprios funcionários da UBS, ressaltando, ainda, a importância das ações ao longo do mês, como também da culminância. “Foi um período de importantes acontecimentos para a comunidade ipueirense pelas discussões multiprofissionais e interdisciplinares sobre o câncer de mama, os cuidados e, sobretudo, a prevenção. Nosso objetivo foi alcançado!”.

George Pereira, que presta assessoria ao município no âmbito da saúde, destacou a relevância da campanha. “No mês de outubro trabalhamos de uma forma mais pontual, trazendo discussões, promovendo momento diversos, do lazer, ao embelezamento à prática esportiva. Mas vale ressaltar que na UBS realizamos atividades de cunho educativo e preventivo ao longo de todo ano”, pontuou.

O consultor alertou, ainda, que apesar do câncer de mama ser comumente associado às mulheres, os homens também podem desenvolver a doença. “É raro e pode ser tão devastador quando nas mulheres, mas pode ser tratado e curado se detectado nos estágios iniciais”. Finalizou seu discurso alertando para a importância do autoexame em ambos os sexos, que pode reconhecer a patologia em tempo hábil.