EM AGOSTO, IPUEIRA SERÁ PALCO DA 6ª EDIÇÃO DO AUTO DE NOSSA SENHORA

EM AGOSTO, IPUEIRA SERÁ PALCO DA 6ª EDIÇÃO DO AUTO DE NOSSA SENHORA


Publicado em: 25/07/2017 00:00

Whatsapp

 

>Ipueira será palco, no dia 4 de agosto, da 6ª edição do auto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O evento, que envolve mais de 100 voluntários, tem como tema central “Maria é a guardiã da fé de toda manhã”.

Oriundo de uma promessa feita à padroeira de Ipueira, o auto conquistou seu espaço no calendário festivo do município e se configura, hoje, como um dos principais eventos artístico-culturais de Ipueira. Dentre tantos aspectos, o auto homenageia os ipueirenses, rememora suas vidas, feitos e batalhas.

O maior evento teatral do município apresenta uma forte característica religiosa, relatando a fé do povo e a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Além dessa marcante característica, a peça promove um verdadeiro resgate histórico, na medida em que reconta a vida de seu povo, homenageando famílias.

Protagonizado pela Companhia de Teatro Fulô de Muçambê, a edição 2017 terá início por volta das 20h, na quadra de esportes da Escola Estadual João Alencar de Medeiros. O auto esta dividido em três atos. Uma das novidades desta edição será a participação do Grupo de Idosos Maria das Dores Paulino e crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O primeiro ato, composto por 19 apresentações, tem como tema “a chegada de Maria traz para nós a alegria”. Nestas primeiras apresentações será retratada a fé, religiosidade e a grande homenageada será a crença do povo ipueirense.

Já o segundo ato, que terá 25 apresentações, falará sobre a obra de Nimô Quinino, figura ilustre em nosso município. Com o título “De Nimô, ouça o poema. A saudade é o tema”, o ato, segundo a Diretora Executiva e idealizadora do evento, Marli Nóbrega, é um verdadeiro livro vivo.

A idealizadora ressaltou, ainda, que o auto é um chamado, através das crianças que estão em fase educacional, para o resgate e disseminação da história de nossa cidade e do seu povo. “Na obra de Nimô, trazemos à tona a história de personagens marcantes de nossa terra, como João Bilica, Joaquim Tempero, Isídio Cancão, o Velho Baita, dentre tantos outros”, reforçou.

No 3º ato acontecerão as homenagens às pessoas que construíram a história do município nos mais diversos aspectos. “Serão 32 homenagens, que recontarão as histórias das pessoas de Ipueira e das que vieram ao município e não quiseram partir, aqui se instalando”, enfatizou a Diretora Executiva.

Ainda de acordo com Marli Nóbrega, o tema deste 3º ato não poderia ser mais apropriado, “A saudade se derrama no verso que se declama”. Finalizando o evento, será feita uma apresentação musical, intitulada “Poema Ipueira”.

A Diretora Executiva foi enfática, ao longo de sua fala, ao destacar o comprometimento, a participação de todos os envolvidos/voluntários no evento, que empodera a cultura e história ipueirenses.