Em Ipueira, definida programação das Semanas do Bebê e da Criança

Publicado em: 09/10/2018 11:37

A Prefeitura de Ipueira iniciou nesta segunda-feira, 08, os eventos alusivos às Semanas do Bebê e da Criança. As ações se estenderão até 12 de outubro, Dia da Criança. A ampla programação municipal envolve as secretarias municipais, juntamente com a articulação Pró-Selo UNICEF, edição 2017/2020.

Segunda-feira – 08/10 | Abertura da Semana do Bebê e da Criança
7h às 9h: Caminhada com as crianças do CEMEI I e II e crianças acompanhadas nas consultas de CD. Local: Concentração no CEMEI I.
Brincadeiras educativas livres e direcionadas | Teatro com mamulengo. Local: CEMEI II.
Atualização da situação vacinal das crianças. Local: sede da UBS.
Responsáveis: SEMED/CEMEI e SMS/UBS/NASF.

Terça-feira – 09/10
7h30 às 9h30: Banho de bica para as crianças dos níveis II e III.
9h30 às 11h: Banho de bica e de piscina para as crianças dos níveis IV e V.
*Músicas e brincadeiras educativas para todos os níveis.
Obs.: Para as crianças que não forem tomar banho, serão desenvolvidas outras atividades.
Responsáveis: SEMED/CEMEI.

8h e 14h – Sessão de cinema com as crianças do grupo Infância Feliz.
13h: Zumba kids com as crianças do grupo Geração Brasil III.
Local: sede do CRAS. Responsáveis: SMAS/CRAS/SCFV.

17h: Reunião com integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). Assuntos: Sistema de garantia de direitos e discussão/planejamento para a realização da Conferência Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Local: Câmara dos Vereadores de Ipueira.

Responsáveis: Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar (CT), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vìnculos (SCFV) e articulação Pró-Selo UNICEF, edição 2017/2020.

Quarta-feira – 10/10
7h às 9h30: Brincadeiras educativas e práticas esportivas. Local: Ginásio Poliesportivo Eudes Morais da Nóbrega.
Obs.: Os pais/responsáveis deverão buscar as crianças em suas respectivas unidades escolares. As crianças deverão estar vestidas com as fardas. Não é necessário levar as mochilas escolares.
Responsáveis: SEMED/CEMEI.

7h às 11h: Show de calouros | Público alvo: alunos do 1º ao 5º anos da EMFQM.
Pintura facial – alunos do 1º e 2º anos. Ministrante: Débora Nóbrega.
Cinema na escola, com distribuição de lanche | Público alvo: alunos do 1º ao 5º anos da EMFQM.
Local: Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros (EMFQM).
Responsáveis: SEMED/EMFQM.

8h: Esporte educativo com futsal e voleibol para as crianças do grupo Art Fight. Local: Ginásio Poliesportivo Eudes Morais da Nóbrega.
13h e 15h: Gincana socioeducativa com as crianças dos grupos Geração Brasil I e II. Local: sede do CRAS.
19h: Sessão cinema com as crianças do grupo Unidos do Quilombo e Art Fight II. Local: sede do CRAS.
Responsáveis: SMAS/CRAS/SCFV.

8h: Oficina dos primeiros cuidados com a mãe e o recém-nascido | Público alvo: gestantes e seus respectivos companheiros/convidados.
*Integrando a oficina, há o projeto pré-natal do parceiro, que consiste em uma estratégia do Ministério da Saúde, como meio de fomentar a participação, envolvimento e o cuidado do companheiro/pai com a mãe e a criança.
Local: sede da UBS.
Responsáveis: Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, equipes da Secretaria Municipal de Saúde e articulação Municipal Pró-Selo UNICEF - edição 2017/2020.

Quinta-feira – 11/10
7h30 às 9h30: Brincadeiras festivas, música e outras atrações. Local: CEMEI II – em frente à UBS.
Obs.: Não é necessário que a criança esteja com a farda e portando a mochila escolar.
Responsáveis: SEMED/CEMEI.

7h30 às 10h: Apresentação do grupo de teatro de bonecos Folguedo Folgado. Ministrante: Catarina Calungueira e Ricardo Guti | Tema: Brincadeiras de calunga.
*Brincadeiras educativas, pula pula e distribuição de lanche.
Público alvo: alunos do 1º ao 5º anos.
Local: EMFQM.
Responsáveis: SEMED/EMFQM.

8h: Sessão de cinema com crianças do ensino infantil, lanche e distribuição de sacolinhas festivas.
Local: sede da UBS.
Responsáveis: Equipes da Secretaria Municipal de Saúde, dos CEMEI I e II e articulação Pró-Selo UNICEF - edição 2017-2020.

19h30: 1ª reunião aberta da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Tema: Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Local: Câmara dos Vereadores de Ipueira.

Responsáveis: Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar (CT), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vìnculos (SCFV), Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e articulação Pró-Selo UNICEF, edição 2017/2020.

Sexta-feira – 12/10
17h: Apresentações circenses, brincadeiras socioeducativas, pintura facial. Haverá um pula pula e distribuição de lanches.
Público-alvo: crianças do município de até 12 anos de idade.
Local: Macedão.

Imagem: Reprodução.