Saúde ipueirense recebe ótima certificação pelo Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde

Publicado em: 14/09/2018 17:03

O Departamento da Atenção Básica, que integra a Secretaria de Atenção Básica do Ministério da Saúde, divulgou a lista de equipes certificadas do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Na lista, seguindo os critérios de avaliação, o município de Ipueira obteve a certificação ótima, implicando, dessa forma, nos serviços e no esforço da gestão em ofertar uma saúde de qualidade.

O valor designado por equipe equivale a R$ 11.729,57. Em relação ao uso do valor, o Poder Executivo Municipal encaminhará, em breve, um projeto de lei para a Câmara dos Vereadores, a fim de deliberar sobre as porcentagens a serem destinadas à Atenção Básica, como forma de incentivo financeiro dos profissionais, e à gestão, no que tange o desenvolvimento de ações ligadas à AB.

Dentre os critérios analisados, uma série de questões foram levadas em consideração, como por exemplo: infraestrutura da Unidade Básica de Saúde, a qualidade e o atendimento de variados profissionais que compõem a Atenção Básica municipal, equipamentos, disponibilização de medicamentos, dentre outros aspectos.

PMAQ-AB

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, o PMAQ-AB objetiva incentivar os gestores e equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Propõe estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva, ainda, o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes, na medida em que atingem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

Mais informações: dab.saude.gov.br