1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF foi realizado nesta 5ª

Publicado em: 31/08/2018 10:14

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu nesta quinta-feira, 30, no CEMUREB, o 1º Fórum Comunitário do UNICEF, edição 2017/2020. Convocado pelo Decreto nº 013/2018, o evento foi aberto ao público e apoiado pela Articulação Municipal Pró-Selo UNICEF.

Dando início à programação, a presidente do CMDCA, Tadéia Eremita, declarou aberto o evento. Na mesa, constituída por representantes de vários segmentos da sociedade, estiveram presentes, além da presidente do CMDCA, Yasmin Maria Gomes Medeiros e Caique Souza Medeiros, representantes das crianças e adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Maria de Fátima Medeiros (Fatota), representando o Poder Executivo Municipal, Marli Nóbrega, articuladora Pró-Selo UNICEF, Jorge Medeiros, conselheiro tutelar, e Mariana Medeiros, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Após os discursos iniciais, foram realizadas apresentações artístico-culturais com as crianças e adolescentes assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A primeira delas, coordenada por Johnatan Dantas, contou com a participação do grupo Geração Brasil II e trabalhou, através do teatro, a diversidade, respeito e igualdade. Já a segunda, o grupo Unidos do Quilombo apresentou uma roda de capoeira, coordenada pelo facilitador voluntário Ricardo Santos.

No que tange às explanações e discussões, a articuladora Marli Nóbrega apresentou a metodologia do Selo UNICEF. A exposição foi seguida pela apresentação dos relatos situacionais do município, discussão ampliada sobre a ação dos serviços públicos para a efetivação do sistema de garantia de direitos.

Os relatos contemplaram a educação – ensino fundamental e infantil municipal e rede estadual em Ipueira, saúde, esporte e lazer, os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS/SCFV, meio ambiente, os dados dos procedimentos realizados pelo Conselho Tutelar e, finalizando, a Frente Parlamentar.

Após os relatos situacionais, foram formados grupos de trabalho, objetivando a sugestão de estratégias e construção de projetos para garantir os direitos das crianças e adolescentes, bem como manter os bons indicadores do município nas variadas áreas analisadas.

Fórum comunitário

Segundo informações divulgadas no site do UNICEF, o 1º Fórum Comunitário é o espaço em que a comunidade passa a integrar o processo do planejamento das ações relacionadas ao Selo UNICEF, além de contribuir na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos sobre a vida de crianças e adolescentes.

O fórum é ainda uma das oportunidades para monitorar e avaliar, de forma participativa, os resultados dos projetos, ações, programas e políticas públicas em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.