Divulgada seleção para monitores voluntários do Programa Mais Alfabetização

Publicado em: 04/05/2018 11:43

A Prefeitura de Ipueira, através da Secretaria Municipal de Educação, divulgou o edital nº 001/2018, que trata do processo seletivo simplificado de monitores voluntários para atuarem no Programa Mais Alfabetização.

O Programa Mais Alfabetização visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização, para fins de leitura, escrita e matemática, dos estudantes nos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O processo seletivo se destina ao preenchimento de uma vaga para assistente de alfabetização voluntário no âmbito do município, a ser distribuída na Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros.

Dentre os critérios para a seleção estão: ser brasileiro; ter a idade mínima de 18 anos no ato da inscrição; ter, no mínimo, formação inicial de nível médio completo; e possuir curso e/ou habilidade na atividade de apoio à docência. Vale salientar que não será cobrada taxa de inscrição.

Quanto às inscrições, serão realizadas na sede da Secretaria de Educação (SEMED), localizada nas proximidades do Centro Administrativo, nos dias 7 e 8 de maio, das 8h às 12h. Já a entrevista deverá acontecer no dia 10 de maio, das 14h às 17h, na sede da respectiva secretaria. O resultado deverá ser divulgado no dia 11, a partir das 10h.

No ato da inscrição o interessado deverá preencher uma ficha e apresentar os seguintes documentos originais e suas cópias: Carteira de Identidade (frente e verso); CPF; comprovante de residência; Diploma (para candidatos graduados ou Históricos atualizados e comprovantes de matrícula do Instituto Federal e/ou da Universidade, quando se tratar de estudante universitário); comprovante do curso e/ou habilidade na área de apoio á docência, preferencialmente em alfabetização. No caso de conhecimentos específicos é necessário que o candidato apresente documentos que comprovem suas habilidades.

A seleção será composta por duas etapas, a análise curricular e um entrevista situacional ou comportamental.

Mais Alfabetização

O Programa Mais Alfabetização, criado pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, é uma estratégia do Ministério da Educação para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. Fundamenta-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.