Prefeitura de Ipueira promove Campanha de combate ao Tabagismo

Publicado em: 11/01/2018 00:00

A Prefeitura de Ipueira, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá na próxima terça-feira, 16, a partir das 8h, na sede da Unidade Básica de Saúde Dr. Leido Antão da Silva, a abertura da campanha de combate ao tabagismo.

Na oportunidade, será apresentado o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, que contará com a colaboração de vários profissionais da saúde, desde médico, enfermeira, educador físico, nutricionista, psicóloga, entre outros. Ao longo do programa, serão realizadas triagens, avaliação clínica de cada um dos casos, tratamento medicamentoso, caso haja necessidade, ou outras opções de tratamento, além de orientações educativas.

Além da apresentação do programa, o médico da ESF, Marcos Antônio Medeiros de Oliveira, proferirá uma palestra, cujo tema se volta ao tabagismo e seus malefícios.

Vale ressaltar que, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo e hoje, 18,8% da população brasileira com mais de 15 anos é fumante.

No mundo, ainda de acordo com o INCA, o tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável. O Instituto traz outros dados alarmantes, o total de mortes devido ao uso do tabaco já atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais e em 2030, esse número aumentará para 10 milhões de mortes anuais.

Programação – janeiro
16/01 – terça-feira
8h: Abertura oficial;
8h15: Café da manhã;
8h30: Palestra: Tabagismo | Ministrante: médico da ESF, Marcos Antônio Medeiros de Oliveira;
9h: Triagem, que se estenderá ao longo do dia.