Em Ipueira, PPA é tema de audiência pública

Publicado em: 07/12/2017 00:00

O Poder Executivo Municipal promoveu na manhã desta quinta-feira, 07, na Câmara dos Vereadores de Ipueira, uma audiência pública para tratar do Plano Plurianual (PPA), quadriênio 2018 – 2021.

Ministrado pelo contador Joack Medeiros Morais, o evento foi uma das oportunidades para apreciação e discussão do PPA, que é, por sua vez, um plano que deve ser feito a cada quatro anos pelas entidades da federação, Governo Federal, Estados e Municípios, a fim de estabelecer diretrizes, metas e objetivos.

O contador ressaltou a importância da audiência, pela interação e, ao mesmo tempo, pelo esclarecimento de dúvidas acerca do plano. Explicou, ainda, a relação existente entre o PPA, que se constitui em programas com metas e indicadores para 4 anos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que explicita as metas para cada ano, juntamente com a Lei Orçamentária Anual (LOA), provedora dos recursos à execução das ações necessárias ao alcance das metas pré-estabelecidas.

A audiência foi uma das oportunidades, também, para falar sobre os variados projetos previstos para o quadriênio em diferentes áreas do âmbito municipal, da saúde à assistencia social, dentre outras.

O PPA é aprovado pelo poder legislativo por uma lei quadrienal, que tem vigência a partir do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte.