Encontro para discutir PNAIC tem início nesta 5ª

Publicado em: 16/11/2017 00:00

A Prefeitura de Ipueira, através da Secretaria Municipal de Educação, apoia a realização do Encontro de Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2017/2018.

A abertura do evento, que se destina aos professores do Ensino Infantil – níveis IV e V – e Ensino Fundamental – ciclo de alfabetização - , será promovido na noite desta quinta-feira, 16, na Escola Municipal Francisco Quinino de Medeiros e consiste em uma capacitação.

PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, a fim de atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.