1ª Feira de Economia Solidária de Ipueira será realizada neste domingo (13)

Publicado em: 09/05/2018 11:32

A Prefeitura de Ipueira, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Assistência Social, apoia a realização da 1ª Feira de Economia Solidária. O evento ocorrerá no próximo domingo, 13, no Macedão, e foi idealizado pela ativista cultural, Catarina Medeiros (Catarina Calungueira).

A feira, que contará com a participação de expositores de produtos artesanais e de alimentos do município, procura incentivar o desenvolvimento da economia local, por meio do fomento a iniciativas que possam gerar renda para o trabalhador. O evento será uma oportunidade, também, de valorização social. “Este é um trabalho coletivo, a ideia não é nada sem a ação, principalmente sem a ação coletiva”, destacou a ativista cultura.

As mesas com os produtos começarão a ser montadas a partir das 6h30. Em seguida, às 9h, o grupo de teatro de bonecos Folguedo Folgado Florido de Flores Calungueiras fará uma apresentação com mamulengos.

Vale ressaltar, ainda, que foi realizada uma série de reuniões prévias com artesãos, artistas, entre outros profissionais do município, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o intuito de reforçar a importância de incrementar a atual feira da cidade com produtos locais, como também publicizar os produtos da terra.

“O objetivo da feira é mostrar o que a nossa gente faz, reforçando que esses produtos, serviços, artes podem gerar lucros através da comercialização e consumo. Comercialização esta, baseada cooperação”, enalteceu a ativista.

Vários são os itens que serão expostos e vendidos, desde artesanato, alimentos, a exemplo de bolachas e doces produzidos em Ipueira, bolsas, panos de prato, brinquedos populares, entre outros variados produtos.

A ideia de convidar artistas, artesãos e pequenos produtores locais a fim de criar uma Feira de Economia Solidária surgiu a partir de algumas reflexões sobre a feira do município, que ocorre aos domingos. Além disso, de acordo com Catarina, “o talento de muitas pessoas de Ipueira, como os agricultores que plantam seus roçados pensando em uma alimentação saudável sem agrotóxicos, as doceiras e doceiros, o pessoal que trabalha com barro, com couro, madeira, bordado, os apicultores, o mamulengo, entre outros talentos e artes precisam ser vistos e a feira é um dos caminhos para essa visibilidade”.